odontologia legal

Odontologia legal: o que é e como atua esse profissional?

Você já deve ter visto em alguma série ou reportagem jornalística sobre identificação de corpos por meio da arcada dentária. 

De fato, essa é uma das áreas de atuação da Odontologia legal. Mas o que o especialista em Odontologia legal e como atua esse profissional? É o que vamos descobrir. 

Para atuar nessa área, é necessário que o indivíduo tenha, inicialmente, curso de graduação em Odontologia. 

A seguir, é preciso cursar um curso de especialização em Odontologia legal, que é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia

O curso de especialização leva geralmente 2 anos e inclui uma série de aulas teóricas e práticas, bem como o desenvolvimento de uma monografia, que deve ser apresentada ao final do curso. 

odontologia legal

DICA: Como conseguir bolsa na faculdade https://vaidebolsa.com.br/

O profissional, então, pode buscar o seu registro como especialista após a conclusão do curso no Conselho Regional de Odontologia de seu estado. 

Com as devidas taxas pagas, o profissional ganha o título de “especialista”, com a especialidade registrada em sua carteira profissional. 

Onde e como o profissional atua? 

A área de atuação desse profissional é bastante empolgante, uma vez que o profissional especialista em Odontologia legal torna-se responsável pela emissão de laudos e avaliações. 

Conforme já descrito anteriormente, laudos cadavéricos de identificação são apenas uma das funções desse especialista. 

Além disso, esse profissional atua na emissão de avaliações, relatórios de análises buco-maxilo-faciais, relatórios de balística, bem como no fornecimento de informações sobre o estado das informações dentárias do indivíduo. 

Esse profissional é bastante ligado à área cível e criminal, uma vez que pode trabalhar em constante contato com autoridades policiais e judiciais. 

O relatório de identificação forense, por exemplo, em caso de crimes, é um desses exemplos. Há também processos de estimação de idade e sexo de cadáveres, estimados por esses profissionais em virtude do estado ósseo e dentário. 

É importante mencionar que várias áreas ligadas à identificação forense estarão presentes no curso, tais como tanatologia, identificação por impressões digitais, pelos dentes, palato e por marcas de mordidas. 

De fato, a antropologia forense envolve o estudo do perfil biológico em ossadas, relacionadas ao sexo, idade e raça. 

Quais são as disciplinas estudadas? 

Nessa especialização, disciplinas que serão focadas em profundidade são as relacionadas com a Anatomia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. 

Além delas, a Tanatologia Forense, bem como disciplinas ligadas à Medicina Legal estarão presentes. 

Outras matérias específicas, como Análise de DNA, Análise Mordidas, bem como o estudo das estruturas faciais voltadas para a identificação e diferenciação estarão presentes. 

Como é o mercado de trabalho para essa especialidade? 

Com o advento das séries policiais americanas, como CSI Crime Scene Investigation, a área da Odontologia Legal ganhou muita procura e destaque. 

Assim, concursos buscando esses profissionais gabaritados começaram a ter maior procura, motivados pelo ânimo dos candidatos de terem contato com autoridades policiais e por participarem de investigações. 

Mas esse profissional não atua somente com o lado criminalístico. Assim, profissionais com essa especialização também passaram a ser contratados por planos de saúde odontológicos, para fazerem laudos. 

Isso também está relacionado a processos no Poder Judiciário, nos quais, muitas vezes, peritos especializados podem ser contatados para avaliação de casos. 

É importante mencionar que o profissional especializado em Odontologia legal é um profissional que presta apoio à área do Direito e ao Poder Judiciário. 

Com o desenvolvimento de novas técnicas digitais, é essencial que o profissional esteja atento as novas atualizações da tecnologia digital, uma vez que certamente softwares de imagem serão utilizados em vários casos. 

odontologia legal

Quais são as principais características desse especialista? 

Para ser um profissional voltado para a área da Odontologia legal, o profissional necessita de algumas características importantes. 

  • Gostar de anatomia; 
  • Ser organizado; 
  • Prestar muita atenção aos detalhes; 
  • Apreciar o mundo jurídico, seus termos e vias; 
  • Ter curiosidade aguçada; 
  • Gostar de resolver quebra-cabeças; 
  • Ter muita paciência; 
  • Aceitar bem trabalhos burocráticos e que envolvam relatórios e laudos. 

Essas características são importantes, uma vez que esse especialista servirá de braço direito para o Poder Judiciário em vários casos, sendo importante o bom relacionamento com profissionais de outras áreas, sobretudo da área Policial e do Direito. 

Portanto, além das características citadas, é importante que o profissional seja sociável e tenha boas habilidades sociais, para saber lidar com profissionais de outras áreas com tranquilidade. 

Conclusão 

A área da Odontologia legal ganhou muita procura e interesse em virtude da explosão de séries policiais e investigativas. 

Para ser especialista nessa área, o profissional necessita cursar a especialização, com aulas teóricas e práticas voltadas para Anatomia, Traumatologia e Tanatologia, bem como Análise Forense. 

O profissional dessa especialidade representa um braço direito do Poder Judiciário, atuando não só na identificação cadavérica, mas também com laudos, demonstrando apoio às investigações e processos. 

É importante que esse profissional seja dedicado, curioso, tenha paixão pelas matérias, bem como tenha habilidades sociais para lidar com profissionais de outras áreas, como a área Policial e do Direito.